Max Scheler: educar é humanizar

  • Almiro Schulz Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Educação. Filosofia. Humanização. Max Scheler.

Resumo

A educação foi e é objeto de estudo, de análise, de reflexão e de interesse de agentes de múltiplos setores e áreas de saberes, seja no âmbito das políticas públicas, da economia, seja no acadêmico, em especial, das áreas de sociologia, história, psicologia e filosofia. Este artigo tem por objetivo apresentar um aspecto central da visão da filosofia da educação de Max Scheler, segundo o qual educar significa humanizar. O texto é resultado de um projeto de pesquisa sobre Max Scheler, com base em uma revisão bibliográfica de textos primários e de comentadores. Mesmo que Scheler não tivesse a educação como problema originário de seus estudos e pesquisas, pois é mais conhecido por suas preocupações e elaborações no campo da ética, em especial sobre os valores, ele desenvolveu um sistema axiológico; tratou da filosofia da religião; e, posteriormente, voltou-se para a antropologia filosófica. Essas questões acabaram gerando a necessidade de inserir em suas abordagens e discussões a educação como processo de humanização, que é uma de suas concepções-chave na visão educativa. Parte, portanto, de uma antropologia, tendo como ponto central a indagação: quem é o homem? Humanizar significa desenvolver o espírito, o que é peculiar ao homem e distingue-o dos outros seres vivos. É um processo, um vir a ser, um ir e vir, um avançar e retroceder. Educar é humanizar.

Biografia do Autor

Almiro Schulz, Universidade Federal de Goiás
Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Professor efetivo, adjunto IV, da Universidade Federal de Goiás.
Publicado
2017-12-19
Como Citar
Schulz, A. (2017). Max Scheler: educar é humanizar. Revista Espaço Pedagógico, 24(3), 552-564. https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7765