A institucionalização da educação em questão

  • Hans-Georg Flickinger Universidade de Kassel
Palavras-chave: Filantropia. Ideologização. Políticas educacionais. Subsidiariedade.

Resumo

O texto reflete acerca das atuais tendências políticas e organizacionais em andamento e suas implicações sobre a mudança de rumos da educação no Brasil e na Alemanha. O autor preocupa-se em avaliar o quanto essas mudanças contribuem para a descaracterização da educação como processo de formação (Bildung) e, especialmente, as suas consequências para o dia a dia profissional. Inicia com a identificação das políticas recentemente impostas ao campo educacional, esclarece a base constitucional nos dois países e, na sequência, assinala algumas armadilhas dessas políticas. Por fim, aponta para a verdadeira amplitude dos problemas causados por tais políticas, com destaque para a ideologização, a subsidiariedade e a filantropia.

Biografia do Autor

Hans-Georg Flickinger, Universidade de Kassel
Doutor em Filosofia pela Universidade de Heidelberg, Alemanha. Professor aposentado da Universidade de Kassel, Alemanha.
Publicado
2017-12-19
Como Citar
Flickinger, H.-G. (2017). A institucionalização da educação em questão. Revista Espaço Pedagógico, 24(3), 520-532. https://doi.org/10.5335/rep.v24i3.7763