O espaço da formação inicial do coordenador pedagógico

Palavras-chave: Coordenador pedagógico, Formação inicial, Saberes

Resumo

Analisar a formação inicial do coordenador pedagógico torna-se uma tarefa árdua quando se considera as contradições presentes no processo formativo e, consequentemente, no trabalho desse profissional. A conquista do escopo específico de trabalho do coordenador pedagógico, na escola, precisa estar atrelada a saberes de bases teóricas e práticas. Este artigo tem como objetivo analisar os saberes que compõem a formação inicial do coordenador pedagógico. Os relatos de oito coordenadoras pedagógicas, sujeitos desta pesquisa, coletados por meio de entrevista, deflagram uma formação que desvaloriza os conhecimentos práticos e uma atuação que desconsidera os conhecimentos teóricos. Assim, o entendimento errôneo da universidade como espaço exclusivamente teórico e da escola como peculiar às questões práticas manifesta-se nas falas dessas profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Docente associada do Departamento de Educação e do PPGE (mestrado e doutorado)
Priscila Kailer, UEPG
Mestre em educação e docente da rede municipal de Ponta Grossa
Publicado
2019-09-04
Como Citar
TOZETTO, S.; KAILER, P. O espaço da formação inicial do coordenador pedagógico. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 3, p. 857-880, 4 set. 2019.