Educação não formal no contexto brasileiro e internacional: tensões que perpassam a formulação conceitual

  • Renata Sieiro Fernandes Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, campus Americana-SP. http://orcid.org/0000-0003-2759-143X
  • Valéria Aroeira Garcia Rede pública municipal de Campinas-SP.
Palavras-chave: Educação não formal. Histórico e conceituação. Educação e aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo bibliográfico que visa apresentar o percurso histórico de constituição do campo da educação não formal nos contextos internacional e nacional, de modo a perceber como se deu a criação conceitual e teórica desse campo, bem como suas implicações. Dessa forma, a educação não formal tangencia as relações com a educação formal e apresenta algumas problemáticas advindas de suas origens e mudanças histórico-conceituais envolvendo os públicos atendidos por programas e projetos do terceiro setor, organizações de capital público, privado e misto, em ações realizadas fora da escola. O artigo traz subsídios para a fundamentação teórica e prática nesse campo conceitual e educacional. Conclui-se que o lugar atribuído ao campo da educação não formal orbita a periferia e as margens em relação à centralidade do campo da educação formal. Entender, conceitualmente, os dois campos como autônomos e independentes, que se interpenetram, com mobilidade e sem fronteiras definidas, talvez seja um caminho para a integração e valorização de muitas formas de se praticar educação, sem desmerecimentos e descréditos, possibilitando, inclusive, a diversidade de propostas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Sieiro Fernandes, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, campus Americana-SP.
Pedagoga, mestre, doutora e pós-doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Mestrado em Educação e do curso de Pedagogia do UNISAL, campus Americana-SP.
Valéria Aroeira Garcia, Rede pública municipal de Campinas-SP.
Graduada em Pedagogia pela UNICAMP. Doutorado em Educação pela UNICAMP. Pós-doutoranda em Educação pela USP. Supervisora educacional na rede pública municipal de Campinas-SP.
Publicado
2019-05-10
Como Citar
SIEIRO FERNANDES, R.; AROEIRA GARCIA, V. Educação não formal no contexto brasileiro e internacional: tensões que perpassam a formulação conceitual. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 2, p. 498 - 517, 10 maio 2019.