Internacionalização acadêmica e/ou inclusão do estudante estrangeiro em Portugal: diversidade e diferença em questão

  • Cláudia Madruga Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Educação superior. Internacionalização. Multiculturalismo.

Resumo

O estudo aborda o impacto da internacionalização e sua relação com a qualidade da educação superior. Analisa o tema a partir de uma investigação que teve como cenário a Universidade do Porto, em Portugal, incluindo gestores, pesquisadores e estudantes brasileiros. Para análise dos dados, toma como referência pressupostos do multiculturalismo ligado às teorias de Veiga-Neto, Stoer e Cortesão. Assume três conceitos, vindos dessas teorias, como pano de fundo para propor as dimensões de análise: inclusão, diversidade e diferença. Os resultados indicam a complexidade do tema e a importância de sua exploração. No caso das IES portuguesas, expressam a condição particular de um compromisso com a internacionalização solidária com as antigas colônias, ao mesmo tempo que o fenômeno contribui com a sustentabilidade das universidades portuguesas e para consolidação de seu prestígio. Em relação aos estudantes, a experiência contribui para o sentimento de pertencimento a um lugar temporário e fluído na sala de aula, onde o estudante estrangeiro constrói novos valores referentes à educação superior. As análises estimularam inferências no campo cultural, acadêmico e político.

Biografia do Autor

Cláudia Madruga Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado na UP-Portugal. Atua no Setor de Educação Profissional e Tecnológica SEPT e no PPGE/MP - Teoria e Prática de Ensino da UFPR.
Publicado
2017-05-05
Como Citar
Cunha, C. (2017). Internacionalização acadêmica e/ou inclusão do estudante estrangeiro em Portugal: diversidade e diferença em questão. Revista Espaço Pedagógico, 24(1). https://doi.org/10.5335/rep.v24i1.6996