Educação comparada internacional: percepções sobre a formação de professores no Brasil e na Alemanha

  • Catia Piccolo Viero Devechi Universidade de Brasília
  • Gionara Tauchen Universidade de Brasília
  • Helza Ricarte Lanz Institut für Bildungsphilosophie, Anthropologie und Pädagogik der Lebensspanne
Palavras-chave: Educação comparada. Formação de professores. Política educacional.

Resumo

O estudo hermenêutico, ainda em desenvolvimento, realizado no âmbito da educação comparada internacional, abordará, para fins de análise de uma interface do estudo, a política em educação no que se refere à formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil e na Alemanha, bem como a sua relação com a educação internacional. Objetivamos compreender e problematizar as concepções que têm permeado essa formação nos dois países, tendo em vista que ocorreram modificações substantivas na última década. Ambos os países precisaram se adaptar às exigências legais, como a resolução CNE/CP n. 1/2006, no caso do Brasil, e a Declaração de Bolonha em 1999, no caso da Alemanha. No Brasil, os cursos de pedagogia precisaram atender ao enfoque da formação de professores para a Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, da formação de pesquisadores e gestores. Na Alemanha, os cursos precisaram se adaptar aos graus acadêmicos de forma equivalente aos demais países europeus, adotando um sistema baseado em duas fases: bacharelado (3 anos) e mestrado (2 anos); e vários estágios práticos. Percebe-se que, mesmo com perspectivas, estruturas, contextos e problemas diferentes, há uma tendência de formação docente decorrente da globalização internacional cada vez mais tecnificada e menos emancipadora.

Biografia do Autor

Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Gionara Tauchen, Universidade de Brasília
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Helza Ricarte Lanz, Institut für Bildungsphilosophie, Anthropologie und Pädagogik der Lebensspanne
Docente e Pesquisadora no Instituto de Filosofia da Educação, Antropologia e Pedagogia Continuada (Institut für Bildungsphilosophie, Anthropologie und Pädagogik der Lebensspanne), Colônia Alemanha. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Friburgo, Suíça.
Publicado
2017-05-05
Como Citar
Viero Devechi, C., Tauchen, G., & Lanz, H. (2017). Educação comparada internacional: percepções sobre a formação de professores no Brasil e na Alemanha. Revista Espaço Pedagógico, 24(1). https://doi.org/10.5335/rep.v24i1.6994