A internacionalização da universidade pautada em seu site oficial: uma abordagem sobre notícias veiculadas e principais ênfases

Maria Isabel da Cunha, Vânia Alves Martins Chaigar, Luiz Paulo da Silva Soares

Resumo


O artigo reflete um trabalho investigativo construído em parceria entre diversas universidades brasileiras, reunidas no Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Ensino e Avaliação (Unisinos/CNPq). A pesquisa “guarda-chuva” foi articulada em três eixos: a qualidade e o direito à educação e as estratégias institucionais para a democratização acadêmica e os desafios em tempos de globalização. Esse recorte trata do estudo realizado por um grupo de pesquisadores que abordou a internacionalização a partir de notícias publicadas no site da instituição investigada. Problematizou: Como a internacionalização é enunciada pela instituição em seu site oficial? Quais as ênfases observadas em suas notícias? Que tipo de internacionalização está em curso? Nesse trabalho, apresentamos algumas reflexões sobre qualidade e globalização, mudanças no papel do Estado, distinções sobre internacionalização e globalização, o processo de internacionalização na universidade em foco e principais
ênfases. O estudo revelou uma intensa relação da universidade com o processo de internacionalização, consubstanciada em documentos, saídas e chegadas de docentes e discentes, parcerias, programas, missões e projetos, atenção a editais e uma ênfase de notícias sobre o CsF associado ao IsF e TOEFEL/ITP.

Palavras-chave


Ensino superior. Internacionalização da universidade. Qualidade e globalização.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5335/rep.v24i1.6993