Contribuições da técnica de "associação livre de palavras" para a compreensão da sexualidade na adolescência

  • Vania Maria Oliveira Vieira UNIVERSIDADE DE UBERABA
Palavras-chave: Sexualidade. Adolescência. TALP. Representações Sociais.

Resumo

Este artigo discute partes de resultados de uma pesquisa maior, Sexualidade na adolescência: contribuições da teoria das representações sociais para a Educação Básica, com o apoio da FAPEMIG/Edital 13/2012 – Pesquisa em Educação Básica. Discute, especificamente as contribuições da “Técnica de Associação Livre de Palavras” (TALP), processadas no software EVOC, para a compreensão da sexualidade na adolescência. Parte do princípio de que um dos aspectos da vida do adolescente que frequentemente tem sido apontado como motivo de preocupação, tanto da família como da escola, tem sido o desenvolvimento da sexualidade. Propõe identificar o núcleo central e periférico das representações sociais construídas por 139 alunos do 7º, 8º e 9º ano, do ensino fundamental, de uma escola municipal de Uberaba, sobre a sexualidade na adolescência. Toma como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e a subteoria do Núcleo Central de Abric (2000). As análises realizadas a partir dos resultados da “TALP” e do EVOC apontam que esses alunos estão construindo representações sociais ancoradas em elementos que demonstram uma compreensão limitada da sexualidade na adolescência. Em razão disso, o estudo mostra a necessidade de um trabalho de orientação sexual nessa escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Maria Oliveira Vieira, UNIVERSIDADE DE UBERABA
Possui graduação em Psicologia, Formação de Psicólogos e Licenciatura pela Universidade de Uberaba (1983), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (1987), mestrado em Educação, Formação de Educadores pela Universidade de Uberaba (2003) e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é coordenadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba e professora nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Medicina. Atua também como Psicóloga Escolar na Rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Uberaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, avaliação escolar, portfólio, promoção a saúde e ensino de tempo integral.
Publicado
2018-12-13
Como Citar
VIEIRA, V. M. Contribuições da técnica de "associação livre de palavras" para a compreensão da sexualidade na adolescência. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 1, p. 260 - 281, 13 dez. 2018.