A formação de professores no Pibid: novas práticas, novos desafios

  • Liliane Silva Antiqueira Universidade Federal do Rio Grande-FURG
  • Celiane Costa Machado Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Elaine Correa Pereira Universidade Federal do Rio Grande- FURG
Palavras-chave: Formação de professores. Comunidades Aprendentes. Acadêmico profissional

Resumo

O artigo busca refletir sobre como é desenvolvida a proposta de formação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade xxxx. Para o aporte teórico, utiliza-se as ideias de Diniz-Pereira (2008) que defende a articulação entre universidade e escola para o preparo de novos profissionais da educação num movimento de formação acadêmico-profissional, Galiazzi e Moraes (2013) e Brandão (2005) os quais acreditam numa proposta de formação de professores com base em comunidades aprendentes. Além disso, são abordadas características do programa e um panorama do seu desenvolvimento na xxxx. Apresenta-se um recorte dos subprojetos Matemática e Interdisciplinar e como suas ações contribuem na formação de professores e licenciandos. Conclui-se que, tanto a universidade, quanto a escola e comunidade, são contemplados por impactos positivos do PIBID, o qual colabora para promover uma formação acadêmico-profissional por meio da ação-reflexão-ação, articulando teoria e prática desde a sala de aula até os cursos de licenciaturas.

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Biografia do Autor

Liliane Silva Antiqueira, Universidade Federal do Rio Grande-FURG
Aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências -PPGEC
Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande- FURG
Professora Doutora do Instituto de Matemática, Estatística e Física -IMEF da FURG
Elaine Correa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande- FURG
Professora Doutora do Instituto de Matemática, Estatística e Física -IMEF da FURG
Publicado
2019-05-10
Como Citar
ANTIQUEIRA, L.; MACHADO, C.; PEREIRA, E. A formação de professores no Pibid: novas práticas, novos desafios. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 2, p. 481 - 497, 10 maio 2019.