Condições de trabalho docente na universidade pública brasileira: um mapeamento de estudos

  • Ana Carolina Pessoa Brandão Universidade Federal de Viçosa
  • Alvanize Valente Fernandes Ferenc Universidade Federal de São Carlos
  • Rita de Cássia Alcântara Braúna Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este trabalho consiste em uma sistematização de estudos sobre as condições de trabalho docente na universidade pública brasileira, publicados no período de 2006-2010, em três fontes: Reuniões Anuais da ANPEd, Banco de Teses e Dissertações da Capes e Revista Universidade e Sociedade. Buscou-se mapear e analisar as publicações oriundas dessas fontes. O trabalho iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica sobre o trabalho docente na universidade pública brasileira; em seguida procedeu-se a um levantamento das produções sobre o referido tema nas três fontes mencionadas. Dentre as evidências dos artigos mapeados, pode-se destacar: o estudo do tema em questão ainda aparece de forma incipiente nas reuniões anuais da ANPEd e no Banco de Teses e Dissertações da Capes. Já na Revista Universidade e Sociedade ele é significativamente contemplado, o que pode ser justificado pelo fato de esta revista ter como foco de problematização questões afeitas ao ensino superior. Diante da revisão feita, entende-se que os estudos sobre as condições de trabalho docente na universidade pública ainda constituem uma lacuna e precisam de maior investimento, sobretudo na conjuntura de expansão das instituições públicas de ensino superior no contexto do Reuni.

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Publicado
2015-12-07
Como Citar
BRANDÃO, A.; FERENC, A.; BRAÚNA, R. Condições de trabalho docente na universidade pública brasileira: um mapeamento de estudos. Revista Espaço Pedagógico, v. 22, n. 2, 7 dez. 2015.