O apoio pedagógico na formação inicial: perspectivas para o bem-estar docente e desenvolvimento profissional

  • Adelar Aparecido Sampaio UNIOESTE e PUCRS
  • Claus Dieter Stobäus PUCRS
Palavras-chave: Formação inicial. Apoio pedagógico. Licenciandos. Docentes.

Resumo

A partir de vivências de licenciandos e professores iniciantes, o artigo destaca o apoio pedagógico na formação docente, tendo em vista sua relevância para constituição profissional e perspectivas para o bem-estar docente. O estudo longitudinal qualitativo, é parte resultante de pesquisa realizada entre 2012 e 2013, inicialmente com sessenta e oito potenciais futuros professores de uma instituição privada de ensino superior do Estado do Paraná, e finalizado com cinco docentes iniciantes, com informações coletadas por meio de questionários e entrevistas, tratados com análise de conteúdo. Como resultados no período de formação na licenciatura, destacam-se principalmente insegurança relacional, falta de apoio e interação com sujeitos envolvidos no processo de formação na escola e a necessidade de maior acompanhamento dos docentes no estágio pedagógico. No início na docência, evidencia-se o clima relacional instável entre docentes, falta de ambiente cooperativo entre docentes e ausência de apoio pedagógico ao professor iniciante. Sugere-se a otimização e institucionalização de apoios aos licenciandos e docentes iniciantes, assim como melhorias das relações entre instituições e sujeitos envolvidos nesse processo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelar Aparecido Sampaio, UNIOESTE e PUCRS
Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil. Professor na Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon - Paraná - Brasil. Membro dos Grupos de Pesquisa Mal-estar e Bem-estar na Docência da PUCRS e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Física Escolar da Unioeste.
Claus Dieter Stobäus, PUCRS
Pós-doutor em Psicologia/Universidad Autónoma de Madrid – Espanha, Doutor em Ciências Humanas/Educação, professor titular da Faculdade de Educação da PUCRS, Brasil.
Publicado
2015-12-07
Como Citar
SAMPAIO, A.; STOBÄUS, C. O apoio pedagógico na formação inicial: perspectivas para o bem-estar docente e desenvolvimento profissional. Revista Espaço Pedagógico, v. 22, n. 2, 7 dez. 2015.