Práticas de letramento em um contexto de formação continuada

  • Raquel Aparecida Soares Reis Franco Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elizabeth Maria da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Maria Lúcia Castanheira Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Letramento Acadêmico. Práticas de Escrita. Formação Continuada

Resumo

Em diversas regiões do Brasil, encontramos cursos de especialização voltados para profissionais que atuam como professores, coordenadores e especialistas educacionais nos mais diferentes níveis de ensino. A expectativa é a de que a formação desses profissionais terá implicações para o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita nos espaços institucionais em que atuam. Isso nos leva a reconhecer a necessidade de examinar como e para que se escreve em cursos de especialização voltados para educadores. A partir de uma perspectiva social do letramento (LEA; STREET, 1998;GEE, 1990), analisamos, neste artigo, os significados da escrita em um curso de especialização em Linguagem e Tecnologia com o objetivo de compreender os significados da escrita acadêmica nesse contexto. A análise demonstrou que os significados da escrita para os participantes constituem o que foi denominado de modelo autônomo de letramento (STREET, 2010) e evidenciou a natureza tensa e conflituosa nas interações mediadas pela escrita nesse curso de especialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Aparecida Soares Reis Franco, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora no Centro Universitário Newton Paiva e doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Professora da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Maria Lúcia Castanheira, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Publicado
2015-07-16
Como Citar
FRANCO, R.; SILVA, E.; CASTANHEIRA, M. Práticas de letramento em um contexto de formação continuada. Revista Espaço Pedagógico, v. 22, n. 1, 16 jul. 2015.