Formação leitora dos alunos do ensino superior – Análise da construção desse processo

  • Isabela Quaglia Centro Universitário de Maringá
  • Cristiane Gonçalves de Aguiar Bonnici Centro Universitário de Maringá
  • Priscilla Campiolo Manesco Paixão Centro Universitário de Maringá
Palavras-chave: Potencial leitor. Leitura. Formação de leitores na graduação.

Resumo

A elaboração deste artigo se faz relevante visto que busca conhecer de que forma os alunos do ensino superior estão construindo seu potencial leitor. Sabe-se que a leitura é fonte inesgotável de informação e entende-se que o livro possibilita leituras do mundo e que ela media conhecimentos. Desse modo, este artigo apresenta a reflexão sobre o modo como os alunos se fazem leitores. Para tanto, caracteriza o potencial imaginativo, criativo e argumentativo possibilitado pela leitura. A pesquisa tem como objetivos específicos: caracterizar o processo de leitura de graduandos de um curso e descrever as contribuições dos professores de Língua Portuguesa à apropriação da capacidade leitora. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica e traz a análise de uma situação de aprendizagem da linguagem. Como resultado, identifica que o acadêmico de graduação lê pouco e que tem dificuldades de escrita. Aponta que a formação de leitores na graduação requer um trabalho sistematizado com a linguagem durante todo o processo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Quaglia, Centro Universitário de Maringá
Mestre em Promoção da Saúde. Especialista em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais. Docente do Centro Universitário de Maringá
Cristiane Gonçalves de Aguiar Bonnici, Centro Universitário de Maringá
Mestranda em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Especialista em Formação de Professor de Língua Estrangeira
Priscilla Campiolo Manesco Paixão, Centro Universitário de Maringá
Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em História Econômica pela mesma instituição. Docente do Centro Universitário de Maringá.
Publicado
2015-07-16
Como Citar
QUAGLIA, I.; BONNICI, C.; PAIXÃO, P. Formação leitora dos alunos do ensino superior – Análise da construção desse processo. Revista Espaço Pedagógico, v. 22, n. 1, 16 jul. 2015.