Aprendizagem e fatores motivacionais relacionados

  • Arnaldo Nogaro Universidade Regional Integrada - Campus Erechim.
  • Idanir Ecco Universidade Regional Integrada – Campus Erechim.
  • Luciane F. R. Rigo Professora da Rede Particular de Ensino de Erechim.
Palavras-chave: Motivação. Aprendizagem. Professor. Estudante.

Resumo

Este texto resulta de pesquisa bibliográfica, exploratória, de caráter qualitativo, parte do trabalho de conclusão de pós-graduação, para a qual se utilizou como fontes básicas obras e artigos de autores reconhecidos. O objetivo proposto é demonstrar a importância da motivação no espaço escolar, como ela contribui, interfere nos processos educativos, no ambiente escolar, na aquisição do conhecimento, em síntese, no trabalho do professor, no ensino e na aprendizagem. A arquitetura do texto está estruturada de modo a conceituar motivação e aprendizagem e, posteriormente, relacioná-los com os fatores motivacionais interferentes na aprendizagem e na melhoria da qualidade do ensino. Conclui-se, demonstrando que a motivação é discurso recorrente nos espaços escolares, no entanto, longo caminho a percorrer no que diz respeito a constituir-se em ações objetivas para sua incorporação na prática pedagógica. O que se evidencia são atitudes reveladoras de ausência de motivação para o aprendizado e para o trabalho escolar. Os educadores têm noções elementares a respeito de sua importância no processo educativo, mas falta-lhes conhecimento aprofundado para inseri-las na prática cotidiana e em como fazer uso dos fatores motivacionais no sentido de melhorar as relações com os estudantes e sua aquisição de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada - Campus Erechim.
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Regional Integrada - Campus Erechim.
Idanir Ecco, Universidade Regional Integrada – Campus Erechim.
Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professor da Universidade Regional Integrada – Campus Erechim.
Luciane F. R. Rigo, Professora da Rede Particular de Ensino de Erechim.
Licenciada em Química. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada - Campus Erechim. Professora da Rede Particular de Ensino de Erechim.
Publicado
2014-09-23
Como Citar
NOGARO, A.; ECCO, I.; RIGO, L. Aprendizagem e fatores motivacionais relacionados. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, 23 set. 2014.