História, historiografia e saber histórico escolar: a educação para as relações étnico-raciais e o saber histórico na literatura didática

  • Mauro Cezar Coelho Universidade Federal do Pará
  • Wilma de Nazaré Baía Coelho Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: História. Historiografia e saber histórico escolar. Relações étnico-raciais. EJA.

Resumo

O presente trabalho analisará a abordagem dada pela literatura didática à educação para as relações étnico-raciais. Para tanto, a análise incide nos conteúdos apontados pelas diretrizes estabelecidas, pela legislação em vigor, para o trato das questões étnico-raciais. Nesse sentido, os autores consideram uma coleção didática destinada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), de modo a perceber os modos pelos quais os autores da coleção acionam o saber historiográfico e o saber escolar na promoção da educação para as relações étnico-raciais. O objetivo é perceber em que medida o saber axiológico, demandado pela legislação, é encaminhado por meio do recurso ao saber histórico, tanto o historiográfico quanto o escolar. A partir da análise da coleção, destacamos que a noção de que a História é um instrumento pedagógico por meio do qual se ensina com exemplos edificantes, que personificam a luta por um mundo melhor, entendido como livre de conflitos é o que consubstancia, como se vê, o saber histórico escolar aqui considerado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará
Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará.
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Associada da Universidade Federal do Pará.
Publicado
2014-09-23
Como Citar
COELHO, M.; COELHO, W. História, historiografia e saber histórico escolar: a educação para as relações étnico-raciais e o saber histórico na literatura didática. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, 23 set. 2014.