Avaliação de livros de História por alunos do ensino médio

  • Edilson Aparecido Chaves Universidade Federal do Paraná
  • Tânia Maria F. Braga Garcia Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Didática da História. Livro didático de História. Jovens e manuais escolares.

Resumo

Este artigo tem como tema a presença do livro didático de História na vida das escolas. Busca investigar o ponto de vista dos alunos do ensino médio em relação aos livros didáticos de História incluídos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2012. Toma como pressuposto a necessidade de fazer aproximações com as salas de aula para compreender o que os alunos pensam dos manuais escolares, e de que forma os utilizam para aprender. Apoia-se teoricamente nas indicações de Rüsen (2010) quanto ao livro didático ideal, e considera as determinações e os critérios derivados do Programa Nacional do Livro Didático que estão materializados nos editais e nos Guias de Livros Didáticos PNLD 2012. Os sujeitos colaboradores são alunos do ensino médio de escola pública, localizada em área rural da região metropolitana de Curitiba, oficialmente identificada como escola do campo. Os livros aprovados foram disponibilizados aos alunos para análise durante aulas de História, em processo estruturado com apoio em instrumentos de investigação elaborados para esse fim. Os resultados evidenciam que os jovens avaliam os livros utilizando tanto critérios de ordem geral, como a qualidade dos textos e imagens, quanto critérios específicos da História, como a presença de fontes e a abordagem cronológica dos conteúdos. Didática da História. Livro didático de História. Jovens e manuais escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilson Aparecido Chaves, Universidade Federal do Paraná
Professor de História e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas (NPPD/UFPR).
Tânia Maria F. Braga Garcia, Universidade Federal do Paraná
Professora Associada da Universidade Federal do Paraná. Professora de Didática do Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação (UFPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas (NPPD/UFPR). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Publicado
2014-09-23
Como Citar
CHAVES, E.; GARCIA, T. Avaliação de livros de História por alunos do ensino médio. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, 23 set. 2014.