Aulas de História: a formação de alunos-leitores de mundo na contemporaneidade

  • Marcelo Fronza Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Renilson Rosa Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Palavras-chave: História. Ensino. Currículo. Identidades. Saberes e práticas.

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de abordar o conceito de aula de História a partir da sua relação com a formação de alunos leitores de mundo na contemporaneidade. Nesse sentido, questionamos as formas tradicionais de concepção da prática docente entendidas pela lógica da mera reprodução ou vulgarização do saber e por vislumbrar a sala de aula como um lugar alheio ao fazer intelectual – de leitura, análise e reflexão crítica. Ao tomarmos as aulas de História como objeto de análise, observamos que não podemos/devemos reduzir as práticas ali desenvolvidas por professores e alunos, como aplicação dos conteúdos e das estratégias de ensino definidos pelos currículos oficiais. Logo, não se pode afirmar como é a realidade do ensino de História na escola somente pela perspectiva do currículo prescrito. Após evidenciar essas questões, defendemos a urgência em se trazer para a formação, os saberes e os fazeres docentes, bem como as dimensões do professor-pesquisador-intelectual e não separá-las. A partir dessa proposta, pretendemos recuperar a escola e as aulas de História como espaços de formação e valorização do espaço público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Fronza, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor adjunto I do Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Renilson Rosa Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor adjunto II do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Publicado
2014-09-23
Como Citar
FRONZA, M.; RIBEIRO, R. Aulas de História: a formação de alunos-leitores de mundo na contemporaneidade. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, 23 set. 2014.