A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão

  • Ronaldo Cardoso Alves Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – Campus Assis).
Palavras-chave: Consciência histórica. Representações sociais. Etnografia educacional.

Resumo

O artigo apresenta um projeto de trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática da História da Unesp/campus Assis (LEPEDIH), no qual a sala de aula é compreendida como lugar de construção do conhecimento histórico por meio de experiências entre estudantes, professores e futuros professores, que agregam o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma que ocorra a aproximação entre universidade e escolas públicas de ensino básico com o fim de que seus participantes possam relacionar o estudo da História com a própria vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Cardoso Alves, Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – Campus Assis).
Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – Campus Assis). Coordenador do Subprojeto de História do Pibid, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática da História (LEPEDIH) e do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (Peja) no mesmo campus.
Publicado
2014-09-23
Como Citar
ALVES, R. A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, 23 set. 2014.