O espaço das disciplinas na reconfiguração curricular do ensino médio brasileiro: o Enem e a História

  • Kleber Luiz Gavião Machado de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Inês Sucupira Stamatto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Ensino de História. Políticas educacionais. Enem. Competências e habilidades. Interdisciplinaridade.

Resumo

O objetivo deste texto é analisar o espaço ocupado pela disciplina de História nas matrizes de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A hipótese é de que, apesar de ser um exame interdisciplinar, existe um espaço claro para a disciplina no conjunto dos conhecimentos, competências e habilidades das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Tal assertiva será verificada por meio da análise das três versões existentes da matriz do exame (1998, 2009 e 2011). As questões que norteiam este estudo são: qual é o espaço reservado à disciplina de História dentro dos conhecimentos, competências e habilidades das Ciências Humanas e suas Tecnologias? Se o Enem é um exame interdisciplinar, é possível encontrar referências claras ao conhecimento histórico dentro das outras áreas do conhecimento? As versões serão interpeladas pela leitura de documentos oficiais, orientadores do exame, para compararmos aspectos existentes nessa documentação em relação às matrizes de referência. A pertinência teórica desta proposta está centrada nas assertivas dos estudos relacionados às políticas educacionais que afirmam em seus textos, na forma de orientações, análises, relatórios e parâmetros, são suficientemente abertos para permitirem interpretações e reinterpretações que geram significados diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Luiz Gavião Machado de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN).
Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutora em História pela Sorbonne, Paris III. Professora do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Publicado
2014-09-23
Como Citar
SOUZA, K.; STAMATTO, M. O espaço das disciplinas na reconfiguração curricular do ensino médio brasileiro: o Enem e a História. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 2, 23 set. 2014.