O ensino de metodologia de pesquisa na visão de alunos de Ciências Sociais e de Ciência Política

  • Bianca de Freitas Linhares Universidade Federal de Pelotas.
Palavras-chave: Ensino. Pesquisa. Metodologia. Corpo discente. UFRGS.

Resumo

Neste artigo, são apresentados dados resultantes da pesquisa Metodologia de Pesquisa: bases, técnicas e complementação dos protocolos quantitativo e qualitativo de conhecimento, desenvolvida no âmbito de bolsa de pós-doutorado Reuni, realizado entre 2011 e 2012 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa objetivou proceder a um diagnóstico sobre o ensino de metodologia de pesquisa entre alunos da pós-graduação em Ciência Política, bem como entre recém-egressos do curso de graduação em Ciências Sociais da instituição. Utilizando metodologia quantitativa, foi aplicado um survey junto aos discentes, entre os meses de janeiro e junho de 2012, buscando conhecer sua percepção sobre o tema analisado. A amostra foi selecionada em três estágios, tendo sido os dois primeiros por cotas e o terceiro por conveniência, totalizando cinquenta questionários. A pesquisa mostrou a necessidade de tratar de forma mais sistemática o ensino de metodologia, principalmente a metodologia quantitativa, junto ao corpo discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca de Freitas Linhares, Universidade Federal de Pelotas.
Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora do Departamento de Sociologia e Política e do PPG em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas(UFPel).
Publicado
2014-03-25
Como Citar
LINHARES, B. O ensino de metodologia de pesquisa na visão de alunos de Ciências Sociais e de Ciência Política. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 1, 25 mar. 2014.