Kant: a formação moral como uma tarefa histórica da espécie humana.

  • André Gustavo Ferreira da Silva Universidade Federal de Pernambuco.
  • Luis Lucas Dantas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.
Palavras-chave: Immanuel Kant. Formação moral. Tarefa histórica.

Resumo

O artigo tem como objeto a formação moral em Kant, analisando o problema da possibilidade da educação moral no âmbito da filosofia kantiana. Para tanto, aborda-se os conceitos de moralidade, livre-arbítrio e história no pensamento do filósofo de Königsberg. A questão central deste trabalho é: qual a condição de possibilidade para a educação moral em Immanuel Kant? Ou seja, o que daria condições para que a moralidade fosse o estado moral de toda a humanidade? Ou, ainda, qual a condição de possibilidade para o progresso moral da humanidade? Pretende-se demonstrar que, diante da impossibilidade de se educar o indivíduo singular para a moralidade, educa-se, no limite, o livre-arbítrio, defendendo, também, que se projeta no progresso humano, tendo como sujeito a espécie humana, o educar moral do homem, que, assim, não atinge a plena educação moral enquanto indivíduo, mas se forma moralmente enquanto humanidade. Para tanto, o artigo constrói-se sobre duas abordagens: inicialmente, discute as condições de possibilidade da educação moral. Daí, pode-se perceber que o itinerário conceitual de Kant fundamenta um solo no qual se pode pensar atarefa histórica da humanidade, sendo tal itinerário o objeto de discussão da segunda abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Gustavo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco.
Mestre em Filosofia e doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE-UFPE).
Luis Lucas Dantas da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.
Publicado
2014-03-25
Como Citar
SILVA, A.; SILVA, L. Kant: a formação moral como uma tarefa histórica da espécie humana. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 1, 25 mar. 2014.