Educação e desenvolvimento: cultivando a humanidade nas esferas da sociedade civil

  • Manuel Gonçalves Barbosa Universidade do Minho
Palavras-chave: Educação, Desenvolvimento, Sociedade civil

Resumo

Este artigo, tendo por referência o clima de ansiedade econômica que se vive na Europa, revisita o tema da educação e do desenvolvimento e defende que a sociedade civil, por meio das suas instituições e organizações, pode desempenhar um interessante papel na promoção de um outro desenvolvimento, não propriamente como reincidência no aumento do produto interno bruto e na visão utilitária das pessoas, mas como cultivo de uma humanidade que hoje se confronta, em todo o lado, com preocupantes desafios nas áreas da governação, da cultura, dos direitos humanos, da justiça e das relações com o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Gonçalves Barbosa, Universidade do Minho
Doutor em Educação pela Universidade do Minho-Portugal e atualmente Professor Associado no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Membro Integrado do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
Publicado
2014-03-25
Como Citar
BARBOSA, M. Educação e desenvolvimento: cultivando a humanidade nas esferas da sociedade civil. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 1, 25 mar. 2014.