Utilização de um dispositivo pedagógico envolvendo histórias em quadrinhos na formação de professores na França: o lugar da matemática em situações-problema evocadas pelos estudantes

  • Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade
  • Nadja Maria Acioly-Régnier IUFM Université Lyon 1
  • Paula Virgínia Chaves Cabral Andrade Professora do Estado de Pernambuco
Palavras-chave: Formação de professores. Didática profissional. Didática da matemática. Desenvolvimento de competências. Histórias em quadrinhos.

Resumo

Este artigo se inscreve numa pesquisa mais ampla (ACIOLY-RÉGNIER; ANDRADE; RÉGNIER, 2012) que procura analisar um dispositivo pedagógico de formação universitária de professores. Damos continuidade aos nossos estudos sobre o papel da imagem na construção da conceptualização do real usando ferramentas da informática e introduzindo um olhar para o ensino de matemática, levando em conta as mudanças trazidas pela Didática da Matemática Francesa. Assim, selecionamos na França duas turmas de formação inicial de professores: uma de matemática e a outra polivalente. Propusemos aos estudantes em formação que representassem, por meio de histórias em quadrinhos (HQs), situações que chamaram sua atenção durante o seu estágio. Os professores em formação fizeram representações iniciais dos conflitos e deram-lhes um desfecho. Nosso trabalho analisou os traços produzidos pelos estudantes nas HQs, observando o impacto dessa ferramenta cultural na ampliação dos mecanismos de representação e da análise dos processos complexos da prática docente. Identificamos, nas reflexões e soluções propostas, processos necessários para as construções de competências profissionais de professores. Observamos que, proporcionalmente, os professores em formação polivalente apresentaram um número maior de problemas relativos à matemática do que os futuros professores apenas dessa disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade
Doutorando (em cotutela) em Ciências da Educação da Escola Doutoral Éducation, Psychologie, Information & Communication (ED485 EPIC) da Universidade Lumière Lyon 2, França, Laboratório «UMR 5191 ICAR Interactions, Corpus, Apprentissage, Représentation» e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Brasil (bolsista da Capes).
Nadja Maria Acioly-Régnier, IUFM Université Lyon 1
IUFM Université Lyon 1, Laboratório « Santé, Individu, Société » EAM-SIS-HCL 4128, Universidade de Lyon, França, Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (Nupem) – UFPE, Brasil.
Paula Virgínia Chaves Cabral Andrade, Professora do Estado de Pernambuco
Mestranda (Master 2) em Ciências da Educação do Institut des Sciences et Pratiques de d’Éducation et de Formation (Ispef ) da Universidade Lumière Lyon 2, França e professora do Estado de Pernambuco/Brasil.
Publicado
2013-10-04
Como Citar
ANDRADE, V.; ACIOLY-RÉGNIER, N.; ANDRADE, P. Utilização de um dispositivo pedagógico envolvendo histórias em quadrinhos na formação de professores na França: o lugar da matemática em situações-problema evocadas pelos estudantes. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, 4 out. 2013.