A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos? E para onde iremos?

  • Lourdes de la Rosa Onuchic Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Palavras-chave: Resolução de problemas. Educação matemática. Matemática. Metodologias de ensino-aprendizagem-avaliação. Sala de aula de matemática.

Resumo

Neste artigo, é discutida, inicialmente, a complexidade da sala de aula contemporânea. Duas concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática são comparadas, e conceitos de contrato pedagógico, contrato didático, transposição didática, contextualização, resolução de problemas, modelagem, projetos, história da matemática e livro didático são levantados como metodologias que permeiam a sala de aula de matemática, pois o processo de ensino-aprendizagem implica a compreensão de certas relações entre alguém que ensina, alguém que aprende e algo que é objeto de estudo – no caso, o saber matemático. Matemática, educação matemática e resolução de problemas são consideradas no texto, e a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas é trabalhada num roteiro prescritivo de atividades destinado à orientação dos professores para sua atuação em sala de aula, desenvolvido a partir dessa metodologia criada no Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourdes de la Rosa Onuchic, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Doutora em Educação Matemática pela USP – São Carlos / SP. Professora e pesquisadora voluntária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Rio Claro / SP. Coordenadora do Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP).
Publicado
2013-10-04
Como Citar
ONUCHIC, L. A resolução de problemas na educação matemática: onde estamos? E para onde iremos?. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, 4 out. 2013.