Algumas considerações sobre o ensino do sistema de numeração: discussão de atividades à luz da conceitualização e representação semiótica

  • Celia Finck Brandt Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Méricles Thadeu Moretti Universidade Federal de Santa Catarina.
Palavras-chave: Sistema de numeração decimal. Registros de representação semiótica. Representação versus conceitualização.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que se voltou para reflexões sobre a organização do processo de ensino e aprendizagem da estrutura do sistema de numeração decimal presente nos registros de representação do número, expressos tanto por um numeral arábico quanto por uma palavra. Busca-se compreender a atribuição de significação para as reservas em operações (vai um, empresta um) e a identificação do valor relativo dos algarismos da representação arábica, que depende da posição ocupada pelo algarismo no numeral. Procura-se, ainda, estudar a conexão entre os algarismos como grupos de potências de dez, de acordo com a posição no numeral, e os sufixos e prefixos, também, como grupos de potências de dez na palavra. Este trabalho encontra sustentação na noção de não congruência semântica e nas operações de tratamento e conversão no âmbito da teoria dos registros de representação semiótica, desenvolvida por R. Duval.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia Finck Brandt, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina.
Professor do PPGECT, da Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2013-10-04
Como Citar
BRANDT, C.; MORETTI, M. Algumas considerações sobre o ensino do sistema de numeração: discussão de atividades à luz da conceitualização e representação semiótica. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, 4 out. 2013.