Astronomia nos anos iniciais: possibilidades e reflexões

  • Roberta Chiesa Bartelmebs Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Roque Moraes Foi professor visitante da Universidade Federal do Rio Grande. (Faleceu no período transcorrido entre o envio e a aprovação do artigo).

Resumo

Sendo a astronomia uma das mais antigas ciências, cujos conhecimentos permitiram ver o universo de diferentes perspectivas, vemos nela um potencial instrumento de trabalho no ensino de ciências na escola. Tratamos aqui de apresentar uma breve revisão teórica e reflexiva sobre a importância da astronomia para o desenvolvimento e compreensão humana acerca da vida. Vemos nessa ciência a possibilidade de desenvolver a alfabetização científica dos alunos, em especial nos anos iniciais da educação básica. Apresentamos os fundamentos do ensino dessa ciência e a possibilidade de incluí-las nas aulas de ciências, entendendo que, a partir do trabalho com alguns conteúdos dela é possível alfabetizar cientificamente as crianças. Isso partindo da ideia de que a ciência não é uma resposta única aos fenômenos vivenciados no mundo, mas uma construção social, cujos produtos são os conhecimentos científicos. É preciso trabalhar com as crianças essa ideia de ciência como construção humana, social e cultural, para desmitificar a ideia, geralmente transmitida pela escola, de que o ofício de cientista é para poucos escolhidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Chiesa Bartelmebs, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutoranda da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Roque Moraes, Foi professor visitante da Universidade Federal do Rio Grande. (Faleceu no período transcorrido entre o envio e a aprovação do artigo).
Doutor em Educação. Foi professor visitante da Universidade Federal do Rio Grande. (Faleceu no período transcorrido entre o envio e a aprovação do artigo).
Publicado
2013-04-23
Como Citar
BARTELMEBS, R.; MORAES, R. Astronomia nos anos iniciais: possibilidades e reflexões. Revista Espaço Pedagógico, v. 19, n. 2, 23 abr. 2013.