Educação para o mercado x educação para o mundo do trabalho: impasses e contradições

  • Silvia Andreia Zanelato De Pieri Oliveira Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac
  • Maria de Lourdes Pinto de Almeida Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac
Palavras-chave: Educação. Trabalho. Empregabilidade.

Resumo

Este artigo foi concebido com o objetivo de analisar a educação na sociedade capitalista e suas interações entre os cenários para o mercado e o mundo do trabalho, inserindo as contradições históricas das mudanças nos modelos de gestão nas organizações empresariais e suas interfaces com o trabalhador. Os processos educativos foram modificados em cada modelo de produção, no atendimento de exigências das empresas, resultando em um investimento que trouxesse um índice maior de produtividade e, por conseqüência, mais lucro. A educação, influenciada pela sociedade capitalista,pela tecnologia e comunicação, passou do plano social para o individual. O termo empregabilidade fortalece a condição para inserir e permanecer no mercado de trabalho; a educação passa a ser vista como um produto, um serviço, de caráter mercadológico. Reconhecendo que no espaço do trabalho acontecem diferentes processos educativos, onde o conhecimento é colocado em prática, construído nas relações que se estabelecem, estimulando novas formas de pensamento, a educação nesta complexidade é determinante para a emancipação do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Andreia Zanelato De Pieri Oliveira, Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac
Pedagoga. Mestranda em Políticas e Processos Educacionais do PPGE da Uniplac- SC.
Maria de Lourdes Pinto de Almeida, Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac
Mestra e Doutora em História, Filosofia e Educação pela FE da Unicamp. Pós-Doutora em Políticas Educacionais pela USP. Pós-doutoranda em Política, Ciência e Tecnologia sob a tutela do professor Doutor Renato Dagnino, IG da Unicamp. Atua no PPGE Uniplac/SC e no Gepes – Unicamp.
Publicado
2012-01-27
Como Citar
OLIVEIRA, S.; ALMEIDA, M. Educação para o mercado x educação para o mundo do trabalho: impasses e contradições. Revista Espaço Pedagógico, v. 16, n. 2, 27 jan. 2012.