A leitura na instituição escolar enquanto prática sociocultural

  • Michelle Mittelstedt Devides
Palavras-chave: Leitura. Ensino-aprendizagem. Papel do professor.

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar o verdadeiro ato de ler inserido na sala de aula e sua intrínseca relação com o processo de aprendizagem. Buscando nas abordagens teóricas de Bakhtin e Vygotsky para fundamentação da análise deste trabalho, é pertinente ressaltar a importância da relação que ocorre com a leitura como instrumento facilitador, capaz de promover a autonomia do sujeito, considerando os aspectos socioculturais que o circundam, e reconhecer o papel da escola e do professor como mediadores nesse processo, cuja responsabilidade é tentar evitar o fracasso escolar.

Biografia do Autor

Michelle Mittelstedt Devides
Mestranda em Educação na Unesp/Rio Claro; especialista em Educação e Psicopedagogia pela PUC/Campinas.
Publicado
2012-01-27
Como Citar
Devides, M. (2012). A leitura na instituição escolar enquanto prática sociocultural. Revista Espaço Pedagógico, 16(2). https://doi.org/10.5335/rep.2013.2218