Multiculturalismo, intercultura e políticas educacionais

  • Telmo Marcon Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Políticas de educação. Educação indígena. Educação das relações étnico-raciais. Multiculturalismo. Intercultura.

Resumo

O presente texto discute os conceitos de multicultura e intercultura e de como são utilizados no parecer no 14/99 e na resolução no 3/99, que tratam das Diretrizes Nacionais para a Educação Indígena, bem como no parecer no 003/2004 e na resolução no 1/2004, que tratam das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O texto se apoia em referenciais bibliográficos e nos documentos referidos.

Biografia do Autor

Telmo Marcon, Universidade de Passo Fundo
Doutor em História social pela PUC de São Paulo; pós-doutorado em Educação intercultural pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor e pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo.
Publicado
2012-01-27
Como Citar
Marcon, T. (2012). Multiculturalismo, intercultura e políticas educacionais. Revista Espaço Pedagógico, 16(2). https://doi.org/10.5335/rep.2013.2214