Formação cultural, semicultura e indústria cultural: contribuições de Adorno sobre a emancipação

  • Elizandra Iop Universidade do Oeste de Santa Catarina
Palavras-chave: Formação cultural. Indústria cultural. Semicultura. Semiformação. Emancipação social.

Resumo

O advento da ciência promove a racionalização da técnica, dentre elas,a indústria cultural (IC), que dissemina,pelos mass media, seus produtos.São esses produtos ideologizados e estandardizados que servem como formadores da consciência da sociedade de massa. Na obra A teoria da semicultura Adorno chama a atenção para a semicultura, materializada na industrialização da arte e expressa nos produtos da IC. O objetivo do presente estudo é analisar a formação da consciência da sociedade de massa, a qual é formada por meio dos produtos coisificados e estandardizados pela racionalização da técnica e disseminados pela IC. O trabalho foi desenvolvido por meio de um estudo teórico do pensamento de Adorno e Horkheimer, com ênfase maior na obra citada do primeiro, a partir dos conceitos de “formação cultural”, “semiformação”, “semicultura” e “emancipação”. Por meio do estudo foi possível constatar que a formação por meio da semicultura não tem caráter emancipatório, pois o conteúdo imanente aos produtos da IC tem caráter alienante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizandra Iop, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina e em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil. Especialização em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas/Paraná; em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina e em Sociologia pela Universidade de Passo Fundo. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP.
Publicado
2012-01-27
Como Citar
IOP, E. Formação cultural, semicultura e indústria cultural: contribuições de Adorno sobre a emancipação. Revista Espaço Pedagógico, v. 16, n. 2, 27 jan. 2012.