Cultura e práticas escolares: um olhar a partir das representações sociais

  • Juliano Bona Universidade Regional de Blumenau
  • Neide de Melo Aguiar Silva Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave: Representação social. Cultura. Práticas escolares

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir relações entre representações sociais, cultura e práticas escolares, cuja compreensão possa sugerir um olhar mais atento aos saberes sociais que circulam no espaço escolar. O referencial teórico utilizado para analisar essas relações vincula-se à teoria das representações sociais. Três aspectos são analisados neste artigo: o primeiro é a existência de um campo simbólico formado por saberes que circulam na sociedade, os quais são estruturados e compartilhados pelos indivíduos, criando uma realidade familiar em que os sujeitos se reconhecem; o segundo aponta sistemas culturais atuando como sistemas imunológicos, permitindo que novos saberes científicos se difundam de forma heterogênea na sociedade, com alcance aos diferentes espaços sociais, dentre eles o escolar; o terceiro está relacionado ao surgimento de sistemas de referências que se constroem a partir da dialética entre cultura e novos saberes sociais e que atuam como guias das práticas escolares efetivadas pelos sujeitos no espaço escolar. É possível pontuar, por meio deste estudo, que interações entre representações sociais, cultura e práticas escolares promovem a formação de sistemas de referências que podem ser tomados como base analítica para planejamento e futuras transformações no espaço de ação dos profissionais da educação.

Biografia do Autor

Juliano Bona, Universidade Regional de Blumenau
Mestrando em Educação pela Universidade Regional de Blumenau.
Neide de Melo Aguiar Silva, Universidade Regional de Blumenau
Doutora em Educação Matemática e seus fundamentos filosóficos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Programa de Pós-Graduação. Professora Titular da Universidade Regional de Blumenau, com experiência na área de educação, com ênfase em filosofia da educação e da educação matemática.
Publicado
2012-01-27
Como Citar
Bona, J., & Silva, N. (2012). Cultura e práticas escolares: um olhar a partir das representações sociais. Revista Espaço Pedagógico, 16(2). https://doi.org/10.5335/rep.2013.2211