Características do trabalho de coordenadores de curso no contexto universitário

  • Lilia Aparecida Kanan Universidade do Planalto Catarinense.
  • José Carlos Zanelli Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Vínculos com o trabalho e com a universidade. Cognições e afetos nas universidades. Trabalho de coordenadores de curso.

Resumo

Caracterizar o processo de vinculação de coordenadores de curso com o trabalho e com a universidade constituiu objetivo deste estudo. A pesquisa qualitativa, com enfoque exploratório e descritivo, teve a recorrência como procedimento associado à técnica de entrevistas (semiestruturadas). Os participantes, coordenadores de curso de universidades de Santa Catarina, destacam que há sobrecarga de trabalho, pouca confiança nas chefias e um sistema de feedback precário. O exercício do potencial e talento dos coordenadores de curso, o valor e sentido atribuídos ao trabalho, a percepção de competência nas atividades político-pedagógicas e as amizades existentes caracterizam seu envolvimento com o trabalho. Os resultados evidenciam que nas universidades brasileiras, de forma geral, pouco ou nenhum preparo há para que professores ocupem cargos gerenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilia Aparecida Kanan, Universidade do Planalto Catarinense.
Psicóloga, professora e pesquisadora. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vínculo institucional Universidade do Planalto Catarinense.
José Carlos Zanelli, Universidade Federal de Santa Catarina
Psicólogo, professor e pesquisador. Doutor em Educação. Vínculo institucional Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2012-01-27
Como Citar
KANAN, L.; ZANELLI, J. Características do trabalho de coordenadores de curso no contexto universitário. Revista Espaço Pedagógico, v. 18, n. 1, 27 jan. 2012.