A formação do professor de português: relações entre currículo e concepções de linguagem

  • Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig Universidade Regional de Blumenau
  • Henriette Luise Steuck Colégio Sinodal Doutor Blumenau, Pomerode - SC.
Palavras-chave: Formação de professores. Linguagem. Saberes docentes.Currículo.

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese de uma investigação longitudinal (2004 a 2010) de um curso de letras catarinense a fim de desenhar o seu cenário histórico e compreender as implicações legais e curriculares das reformas e reformulações sofridas ao longo dos quarenta anos de existência do curso. O foco central é compreender os ecos presentes nas reformulações curriculares do curso. Para a recolha dos dados foram entrevistados egressos entre 1993 e 2008 e duas professoras que atuaram como coordenadoras e responsáveis pelo estágio. A materialidade lingüística das entrevistas permitiu uma análise enunciativa que sinaliza para alguns aspectos relevantes para a formação do professor e para a organização curricular de cursos de licenciatura. Os resultados evidenciam movimentos que atingem a distribuição das horas de estágio e sua ampliação nos últimos anos, levando em conta mais os aspectos legais do que os movimentos internos aos cursos de licenciatura; mobilizam novas concepções de linguagem que dialogam com as já existentes; permitem a organização da matriz curricular num diálogo mais amplo com outros espaços institucionais e entre os próprios professores formadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig, Universidade Regional de Blumenau
Doutora em Linguística pela UFSC, professora em tempo integral na Universidade Regional de Blumenau no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Letras. Rua Edgar Von Buettner, 350, Bairro Bateias, 88.355-350, Brusque - SC
Henriette Luise Steuck, Colégio Sinodal Doutor Blumenau, Pomerode - SC.
Mestra em Educação pela FURB, professora ensino médio Colégio Sinodal Doutor Blumenau, Pomerode - SC.
Publicado
2012-01-27
Como Citar
HEINIG, O.; STEUCK, H. A formação do professor de português: relações entre currículo e concepções de linguagem. Revista Espaço Pedagógico, v. 18, n. 1, 27 jan. 2012.