Interação em mídias sociais e socialização: algumas interfaces

Palavras-chave: mídias sociais; redes sociais; interação social; interação em rede.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre as tecnologias digitais de rede e as mídias sociais como dispositivos para um convívio sociointelectual entre os sujeitos em interação. Discutem-se os paradigmas comunicacionais de massa e de rede no contexto das mídias sociais, suas potencialidades para os processos comunicacionais, a abertura dos polos de emissão de mensagens e a possibilidade de o sujeito participar de forma mais efetiva nos processos comunicativos. Analisa-se a coexistência desses dois paradigmas comunicacionais em um contexto de convergência midiática, no qual as relações sociais acontecem com diferentes formatos de mídias, potencializando a interação social entre os sujeitos acerca dos conteúdos midiáticos decorrentes dessas inter-relações. Apresenta-se, ainda, o conceito de interação social em rede e sua atuação na natureza das relações entre os sujeitos envolvidos no sistema comunicacional, buscando exprimir como o processo comunicacional se constitui em um contexto de rede. A interação social em rede somente acontece em tecnologias digitais que disponibilizam recursos tecnológicos nos quais os sujeitos possam estabelecer conexões sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Mestre em Educação pela UPF; doutora em Educação pela UFRGS. Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); docente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede – Profei/Udesc.
Cristiane Koehler, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Mestrado em Ciência da Computação (UFSC). Doutorado e pós-doutorado em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Professora Adjunta I da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente do Instituto de Educação, da área de Tecnologias Educacionais.
Publicado
2021-09-16
Como Citar
MARCON, K.; KOEHLER, C. Interação em mídias sociais e socialização: algumas interfaces. Revista Espaço Pedagógico, v. 28, n. 1, p. 144-165, 16 set. 2021.