Socializando o pesquisador a observar a socialização dos sujeitos: notas sobre pesquisas com as elites

Palavras-chave: socialização; elites; desigualdade social; camadas sociais.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar informações preliminares acerca da pesquisa intitulada Pensamento e práticasculturais da elite paulistana. A intenção é problematizar e circunstanciar questões de ordem metodológicae teórica observadas no decorrer do trabalho de investigação. Mais especificamente, serão expostas as dificuldadese as estratégias utilizadas para contornar as difíceis relações com um grupo social seleto – as elites dasociedade paulistana. Articuladas a esta questão, serão analisadas algumas impressões das frações estudadas,suas idiossincrasias a partir do pertencimento neste grupo e setores da economia que representam. Trata-se deuma primeira explanação de dados mais gerais da pesquisa, que busca compreender as formas de justificaçãoda dominação e as representações sociais das elites a partir de suas trajetórias sociais, tendo como perspectivateórica a sociologia da socialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Graça Jacintho Setton, Universidade de São Paulo
Graduada e mestra em Ciências Sociais pela PUC-SP e doutora em Sociologia pela USP. Professora Titular em Sociologia da Educação na Faculdade de Educação da USP. Livre-Docente em Sociologia da Educação na Faculdade de Educação da USP. Entre 2010 e 2013, coordenou o GT 14 - Sociologia da Educação da Anped. Coordena o GPS – Grupo Práticas de Socialização Contemporâneas, desde 2003. Tem pós-doutorado pela USP (1997) e pela EHESS – Paris (2000) e na Unicamp (2012-2013). Em 2008, atuou como professora convidada no Groupe de Recherche sur la Socialisation, na Université Lumière 2, em Lyon, França, e na Universidade de Coimbra, Portugal. Em 2012, participou de um estágio de pesquisa na Université Paris-Descartes, Sorbonne, em Sciences Humaines et Sociales.
Publicado
2021-09-16
Como Citar
SETTON, M. Socializando o pesquisador a observar a socialização dos sujeitos: notas sobre pesquisas com as elites. Revista Espaço Pedagógico, v. 28, n. 1, p. 83-105, 16 set. 2021.