Relação com o saber e território: experiências de estudantes em tempo integral
Palavras-chave:
Relação com o saber. Tempo integral. Território.
Resumo
O artigo analisa as relações que estudantes do Ensino Fundamental (EF) estabelecem com os saberes na Escola em Tempo Integral em uma experiência de saída da escola em direção a outros espaços da cidade. O aporte teórico e metodológico inclui os estudos de Bernard Charlot, em diálogo com autores da Geografia e autores que discutem a Educação Integral. Os sujeitos são estudantes dos dois últimos anos do EF, e os dados foram gerados por meio do balanço de saber e entrevistas. A análise, inspirada em Charlot (2009), concentrou-se nas aprendizagens evocadas pelos sujeitos e o movimento no território. Os resultados indicam a importância da experiência para os sujeitos, entretanto, apontam-se como fragilidades a dificuldade de apropriação efetiva dos territórios e a força da forma escolar que impregna a experiência analisada. Colocar em diálogo o sujeito transitando entre o espaço da escola e da cidade, no movimento desencadeado pela ETI, ou por outras experiências em tempo integral que tomam a cidade como fonte de aprendizado, instiga a refletir sobre a necessidade de apreender esses espaços como territórios que podem contribuir na construção da educação integral, e não apenas da escolarização em tempo integral.Downloads
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Publicado
2021-03-16
Como Citar
SOUZA, M.; LOURENÇO, M. Relação com o saber e território: experiências de estudantes em tempo integral. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 3, p. 876-900, 16 mar. 2021.
Seção
Artigos
Copyright (c) 2021 Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Miria Núbia Simões Lourenço

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