Libras no curso de pedagogia: análise de fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem

Palavras-chave: Disciplina de Libras. Pedagogia. Ensino-aprendizagem. Decreto nº 5.626/2005.

Resumo

Este texto é parte de um estudo mais amplo, que buscou avaliar o processo de implementação da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na grade curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo do presente artigo é apresentar as análises dos fatores que envolveram o processo de ensino-aprendizagem e que contribuíram ou dificultaram o desenvolvimento dessa disciplina. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada com a docente da disciplina de Libras e da aplicação de um questionário junto a 90 estudantes de Pedagogia, após cursarem a referida disciplina. A análise dos dados se pautou, em especial, no Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002 – lei de reconhecimento da Libras. Os resultados evidenciaram que as maiores dificuldades em relação ao ensino da Libras foram: a carga horária da disciplina; a quantidade de alunos por turma; o excesso de atividades paralelas à disciplina; e dificuldades específicas como coordenação motora e memorização. Quanto aos aspectos positivos, destacam-se o apoio didático e os recursos visuais que auxiliam nas aulas e facilitam a compreensão dos estudantes. Avaliamos que as análises apresentadas contribuem para identificação das condições que facilitam e dificultam o desenvolvimento da disciplina de Libras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Regina Vitaliano, Universidade Estadual de Londrina/PR
Doutora em Educação, professora Doutora Assistente da Universidade Estadual de Londrina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina/PR.
Josiane Junia Facundo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins
Mestre em Educação, docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins. Doutoranda no Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina/PR.
Publicado
2021-03-16
Como Citar
VITALIANO, C.; FACUNDO, J. Libras no curso de pedagogia: análise de fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 3, p. 858-875, 16 mar. 2021.