Ações afirmativas: uma análise do acesso e da permanência dos alunos cotistas do IFSul
Palavras-chave:
Educação. Êxito escolar. Ingresso por Cotas. Permanência. Políticas Afirmativas.
Resumo
O presente trabalho é resultado de uma dissertação que analisou o ingresso por cotas nos cursos técnicos de nível médio da forma integrada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Pelotas, e o quadro geral dos alunos cotistas no que tange às políticas de ações afirmativas de permanência e ao êxito escolar. Para tal, utilizamos como metodologia o estudo de caso e a análise de categorias referentes ao recebimento ou não de benefícios oferecidos pela instituição, com abordagem qualitativa (estudo dos referenciais teóricos acerca da temática) e quantitativa (análise dos dados sistêmicos). Quanto à coleta de dados, usamos pesquisa bibliográfica, extração de dados sistêmicos e aplicação de questionário ao universo de alunos que ingressaram em 2014/1. Ao final, concluímos que as cotas podem promover uma “pseudo” mobilidade social e que o aluno que ingressa por este sistema não vincula a isso sua permanência ou êxito escolar.Downloads
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Publicado
2021-03-16
Como Citar
ROSTAS, M.; ISAACSSON, M.; MONTOITO, R. Ações afirmativas: uma análise do acesso e da permanência dos alunos cotistas do IFSul. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 3, p. 808-833, 16 mar. 2021.
Seção
Artigos
Copyright (c) 2021 Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Maria Cecília Isaacsson, Rafael Montoito

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