Cultura popular no planejamento e na prática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Palavras-chave: Cultura. Currículo. Escola.

Resumo

Este artigo traz o resultado de uma pesquisa realizada durante um curso de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. A investigação partiu de inquietações relacionadas à abordagem da cultura popular no currículo da escola, especificamente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo objetivo foi compreender como a cultura popular é abordada nos documentos curriculares. Além disso, utilizou-se a entrevista semiestruturada com quatro professoras que relataram suas práticas pedagógicas. Os resultados demonstraram que as professoras, no desenvolvimento do currículo, utilizam astúcias e modos sutis para abordar a cultura popular em suas aulas, desencadeando um processo de criação e invenção na prática. As narrativas das professoras demonstram, ainda, que, ao planejarem suas aulas, introduzem dispositivos didáticos que permitem gerar discussões sobre a cultura popular e implantam ações como: visitas a pontos da cidade que são referências, entrevistas com representantes da cultura local, etc., para que a temática não fique nas margens do currículo desenvolvido na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Departamento de Ciências Naturais – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Rosa Belém Farias, Rede Municipal de Ensino de Carinhanha, Bahia.
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora da Rede Municipal de Ensino de Carinhanha, Bahia.
Marco Antonio Leandro Barzano, Universidade Estadual de Feira de Santana
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Educação – Universidade Estadual de Feira de Santana.
Publicado
2021-03-16
Como Citar
CARMO, E.; FARIAS, R.; BARZANO, M. Cultura popular no planejamento e na prática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 3, p. 792-808, 16 mar. 2021.