Andarilhando: movimentos que se entrelaçam em Marie-Christine Josso e Paulo Freire

  • Celso Ilgo Henz Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-0571-5684
  • Patrícia Signor Coordenadora e docente do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG) de Sarandi e coordenadora pedagógica dos anos finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Anjos de Nova Boa Vista, RS. https://orcid.org/0000-0001-8725-4115
  • Ivani Soares Colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisas Dialogus: Educação, Formação e Humanização com Paulo Freire. https://orcid.org/0000-0002-1248-9689
Palavras-chave: Rodas de Conversa. Círculos de Cultura. Diálogo. Educação. Abstract

Resumo

A escrita dialógica deste artigo pretende andarilhar dialogando com Marie-Christine Josso e Paulo Freire, movimentando vivências, saberes e conhecimentos acerca desses dois importantes educadores e seus legados: Josso com as Rodas de Conversa e Freire com os Círculos de Cultura. Ambos compartilham e revisitam Histórias de Vida e Formação e têm o diálogo como condição primeira para que todos possam “dizer a sua palavra” e (re)encontrar-se com os outros e consigo mesmos, descobrindo-se como seres socio-históricos que estão permanentemente ensinando e aprendendo, auto(trans)formando-se pela dialética mediação do mundo. Pelos estudos de Freire (2013, 2015, 2016, entre outros) e Josso (2009, 2010), percebe-se a missão ontológica como sendo uma busca inacabada e permanente pela libertação e pela auto(trans)formação, para o Ser Mais. E, ainda que condicionados pela historicidade, mulheres e homens conscientizam-se de sua inteireza e (re)existenciam criticamente suas experiências no e com o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Ilgo Henz, Universidade Federal de Santa Maria
Espanha. Professor Associado 2 da UFSM. Professor da LP1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do PPGE/UFSM. Coordenador do Grupo de Estudos “DIALOGUS: Educação, Formação e Humanização com Paulo Freire”.
Patrícia Signor, Coordenadora e docente do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG) de Sarandi e coordenadora pedagógica dos anos finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Anjos de Nova Boa Vista, RS.
Doutoranda em Educação: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da UFSM. Mestre em Educação. Colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisas DIALOGUS: Educação, Formação e Humanização com Paulo Freire. Atua como coordenadora e docente do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG) de Sarandi e como coordenadora pedagógica dos anos finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Anjos de Nova Boa Vista, RS.
Ivani Soares, Colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisas Dialogus: Educação, Formação e Humanização com Paulo Freire.
Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da UFSM. Colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisas Dialogus: Educação, Formação e Humanização com Paulo Freire.
Publicado
2021-03-16
Como Citar
HENZ, C.; SIGNOR, P.; SOARES, I. Andarilhando: movimentos que se entrelaçam em Marie-Christine Josso e Paulo Freire. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 3, p. 750-775, 16 mar. 2021.