Educação, diálogo e prática da liberdade em Paulo Freire: revisitando a pedagogia do oprimido

Palavras-chave: Pedagogia freireana. Educação. Diálogo. Prática da liberdade

Resumo

O objeto deste estudo é a análise da obra Pedagogia do Oprimido em uma perspectiva crítica, procurando refletir acerca das limitações e potencialidades da educação e do diálogo na sua relação com a prática da liberdade. Ofoco está na compreensão de como a obra contribui para problematizar as críticas e dialogar com a função transformadora da educação, tendo em vista a perspectiva do que se explicita no livro. Examina-se como a proposta freireana de educação pode pensar e efetivar ações perpassadas pelo diálogo e que resultem na formação de sujeitos capazes de agir no horizonte da prática da liberdade. A reflexão é construída pelo olhar de um “que fazer”crítico-reflexivo, pois a formação do sujeito é tratada como algo dinâmico, que se (re)constrói no movimento do processo pedagógico. O itinerário metodológico do estudo, que é eminentemente bibliográfico, toma, especialmente, o capítulo 3, “A dialogicidade, essência da educação como prática da liberdade”, considerando aspectos facilitadores, os desafios e as incompletudes, tanto dos sujeitos como dos processos formativos. O texto aponta os fundamentos da pedagogia freireana que embasam o diálogo como princípio que fortalece e (re)dimensiona a prática da liberdade que se configura nas possibilidades de libertação dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Ingressia Perreira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim
Pós-Doutor em Educação (2018) pela Universidade de Lisboa. Mestre (2007) e Doutor (2014) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sociólogo. Professor da área de Fundamentos da Educação e do PPGPE e PPGICH da UFFS, Campus Erechim.
Jerônimo Sartori, Universidade Federal Fronteira Sul - campus Erechim
Pós-Doutorado em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.
Publicado
2021-03-15
Como Citar
PERREIRA, T.; SARTORI, J. Educação, diálogo e prática da liberdade em Paulo Freire: revisitando a pedagogia do oprimido. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 3, p. 644-664, 15 mar. 2021.