Literatura infantil digital: leitura na tela e novas formas de socialização na escola

Palavras-chave: Literatura infantil digital. Educação Infantil. Comunidade de leitores.

Resumo

O artigoapresenta resultados de uma pesquisa de doutorado e discute a leitura contemporânea e as novas formas de socialização na escola em diálogo com a literatura infantil digital. Como a literatura infantil se apresenta na tela? Que características, recursos e funcionalidades a definem? Como as crianças leem esse dispositivo no espaço coletivo da escola? Como a leitura na tela impacta os processos de socialização na escola? Para responder as questões, foram realizadas ações propositivas a partir da leitura de nove aplicativos literários em uma escola pública federal de Educação Infantil com um grupo de crianças de 5 e 6 anos. O texto está organizado em três partes: na primeira traz considerações sobre literatura infantil digital, em seguida, apresenta instantes que abordam a leitura colaborativa de aplicativos literáriose o compartilhamento de saberesproduzidos por uma comunidade de leitores, por fim, nas considerações finais, discute a experiência de ler e de dialogar sobre o lido. Palavras-chave:Literatura infantil digital. Educação Infantil. Comunidade de leitores.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Vilela, UFRJ
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Publicado
2021-09-16
Como Citar
VILELA, R. Literatura infantil digital: leitura na tela e novas formas de socialização na escola. Revista Espaço Pedagógico, v. 28, n. 1, p. 221-236, 16 set. 2021.