Distanciamento físico e ensino remoto: socializações em tempos de pandemia

Palavras-chave: Socialização, Educação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino à Distância, COVID-19

Resumo

Objetivou-se capturar e analisar marcas de socializações advindas do ensino remoto, durante o fechamento das instituições de educação formal, em virtude da pandemia da COVID-19. Primeiramente, desenvolveu-se uma análise documental, a partir de ensaios de organizações não governamentais (ONGs), pareceres de Conselhos de Educação, relatórios de pesquisas e documentos complementares. Visando verificar variações intrapessoais, realizou-se entrevistas com 57 sujeitos, entre estudantes e professores da Educação Básica, e mestrandos e doutorandos de um Programa de Pós-Graduação. Encontrou-se um cenário dividido em posicionamentos e valores; fortalecimento de instâncias socializadoras em universos virtuais; novas maneiras, formas e técnicas de se ensinar e aprender; e disposições para uma educação mesclada entre o ensino presencial e o ensino remoto, com construções de novas formas de se ensinar, estudar, aprender e se relacionar entre humanos. Menções sobre processos adaptativos, dificuldade de concentração e dificuldade de aprender sem o acompanhamento presencial de um professor, figuraram entre os relatos mais recorrentes. Espera-se contribuir para o campo da sociologia e da educação, no sentido de apoiar os estudos que verificam as contínuas construções e reconstruções das formas de se agir e pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Alexandra Reis Bueno, SEED/PR
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua como professora da educação básica vinculada à SEED/PR. Atuou como professora de pós-graduação do IBPEX e CENSUPEG. Pesquisadora vinculada à USP e à UFPR.
Roberto Eduardo Bueno, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professor do Bacharelado em Saúde Coletiva do Setor Litoral da UFPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - Associada UFPR. Professor do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR. Pesquisador das temáticas: Análise de Políticas Públicas; Análise de Indicadores Sociais; Políticas Públicas de Saúde; Desenvolvimento Territorial Sustentável e Saudável; Desigualdades e Iniquidades, Determinantes e Determinações Sociais da Saúde; Epidemiologia Social e Ambiental; Educação em Saúde Ambiental; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Promoção da Saúde. Integrante dos grupos de pesquisas: Política, Avaliação e Gestão em Saúde da UFPR e Promoção da Saúde e Políticas Públicas da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Publicado
2021-09-16
Como Citar
BUENO, P.; BUENO, R. Distanciamento físico e ensino remoto: socializações em tempos de pandemia. Revista Espaço Pedagógico, v. 28, n. 1, p. 192-220, 16 set. 2021.