Pedagogia da ameaça: Uma análise dos padrões comunicativos de socialização no WhatsApp bolsonarista
Palavras-chave:
socialização, nova direita, WhatsApp, bolsonarismo
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar aspectos da socialização nos grupos públicos bolsonaristas no aplicativo WhatsApp. O foco são os padrões comunicativos recorrentes nesse espaço. Utilizando como material de análise mensagens textuais e visuais, animações, memes e vídeos veiculados em comunidades virtuais de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, indica-se a existência de uma “pedagogia da ameaça”, com fluxo comunicativo centralizado, ausência de debates e nenhum espaço para o contraditório. A análise de conteúdo aponta intensa circulação de mensagens apoiadas em três padrões comunicativos fundamentais: 1- binômio amigo-inimigo, 2- apelo à emoção e 3- estratégias de desinformação. Defende-se que a plataforma virtual em tela se configura como uma mídia ideológica na acepção proposta por Thompson (1995), a de sentido a serviço do poder. Ao emular um estado de ameaça constante, o WhatsApp bolsonarista ambiciona reunir, alertar e convocar a militância para a defesa do presidente diante de perigos e intimidações.Downloads
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Publicado
2021-09-16
Como Citar
RATIER, R. Pedagogia da ameaça: Uma análise dos padrões comunicativos de socialização no WhatsApp bolsonarista. Revista Espaço Pedagógico, v. 28, n. 1, p. 166-191, 16 set. 2021.
Seção
Artigos
Copyright (c) 2021 Rodrigo Pelegrini Ratier

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