A escrita do gênero textual poema no ensino fundamental I
Palavras-chave:
Gênero Textual. Poema. Produção de texto. Ensino Fundamental. Sequência Didática.
Resumo
Este artigo, de natureza qualitativa, discute a escrita do gênero textual poema no Ensino Fundamental, buscando avaliar seus componentes internos (conteúdo temático, estilo de linguagem e estrutura composicional), relacionando-os à sequência didática elaborada e executada por uma docente. O estudo inicia-se com um breve resgate da história do ensino da escrita, do início das práticas de letramento e do ensino dos gêneros textuais nas escolas brasileiras. Além disso, recuperam-se trabalhos sobre a importância das sequências didáticas para o ensino dos gêneros. Por fim, observa-se a atividade de escrita do gênero textual poema por alunos de um quinto ano de escola pública, cujos textos são descritos e analisados. Os resultados obtidos apontam, positivamente, para a adequação ao tema e à estrutura composicional requeridos, porém, indicam fragilidades, sobretudo, no estilo de linguagem adotado. A análise dos resultados sugere relação direta entre as atividades da Sequência Didática e os componentes desenvolvidos nos poemas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-28
Como Citar
SANTOS, F.; OSTI, A.; CUNHA, N. A escrita do gênero textual poema no ensino fundamental I. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 2, p. 524-548, 28 jul. 2020.
Seção
Artigos
Copyright (c) 2020 Flávio Renato Santos, Andréia Osti, Neide de Brito Cunha

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este artigo está licenciado com a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.