A escrita do gênero textual poema no ensino fundamental I

  • Flávio Renato Santos Professor no colégio Claretiano, Rio Claro-SP e na rede estadual de Educação do estado de São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7957-3757
  • Andréia Osti Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) https://orcid.org/0000-0002-7605-2347
  • Neide de Brito Cunha Universidade do Vale do Sapucaí e docente no Mestrado Profissional do Centro Paula Souza e da Fatec de Bragança Paulista https://orcid.org/0000-0003-4945-4495
Palavras-chave: Gênero Textual. Poema. Produção de texto. Ensino Fundamental. Sequência Didática.

Resumo

Este artigo, de natureza qualitativa, discute a escrita do gênero textual poema no Ensino Fundamental, buscando avaliar seus componentes internos (conteúdo temático, estilo de linguagem e estrutura composicional), relacionando-os à sequência didática elaborada e executada por uma docente. O estudo inicia-se com um breve resgate da história do ensino da escrita, do início das práticas de letramento e do ensino dos gêneros textuais nas escolas brasileiras. Além disso, recuperam-se trabalhos sobre a importância das sequências didáticas para o ensino dos gêneros. Por fim, observa-se a atividade de escrita do gênero textual poema por alunos de um quinto ano de escola pública, cujos textos são descritos e analisados. Os resultados obtidos apontam, positivamente, para a adequação ao tema e à estrutura composicional requeridos, porém, indicam fragilidades, sobretudo, no estilo de linguagem adotado. A análise dos resultados sugere relação direta entre as atividades da Sequência Didática e os componentes desenvolvidos nos poemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Renato Santos, Professor no colégio Claretiano, Rio Claro-SP e na rede estadual de Educação do estado de São Paulo, Brasil
Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professor de Língua Portuguesa no colégio Claretiano, Rio Claro-SP e na rede estadual de Educação do estado de São Paulo, Brasil.
Andréia Osti, Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutoramento em Psicologia na Universidade São Francisco, USF. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e no PPGEdu UNESP, Rio Claro, Brasil.
Neide de Brito Cunha, Universidade do Vale do Sapucaí e docente no Mestrado Profissional do Centro Paula Souza e da Fatec de Bragança Paulista
Doutora em Psicologia. Pós-doutorado em Educação pela UNICAMP e em Avaliação Psicológica Educacional pela USF. Coordenadora adjunta do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí e docente no Mestrado Profissional do Centro Paula Souza e da Fatec de Bragança Paulista, Brasil.
Publicado
2020-07-28
Como Citar
SANTOS, F.; OSTI, A.; CUNHA, N. A escrita do gênero textual poema no ensino fundamental I. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 2, p. 524-548, 28 jul. 2020.