Participação infantil na escola do campo: narrativas produzidas em contexto de pesquisa com crianças.

Palavras-chave: Educação do Campo. Sociologia da Infância. Práticas Pedagógicas. Direito à Educação. Protagonismo Infantil.

Resumo

Este trabalho discute resultados de pesquisa sobre a infância camponesa, realizada com crianças, na perspectiva do protagonismo infantil. Tendo a Sociologia da Infância como arcabouço teórico-metodológico, empreendeu-se uma investigação com narrativas, tecidas em grupos focais com 20 crianças de 8 a 10 anos de idade, em escolas do campo localizadas em duas comunidades rurais do Estado do Piauí. As interações, nos grupos focais, foram desencadeadas a partir de fotografias e desenhos produzidos pelas crianças. Os resultados do estudo revelaram o potencial que as crianças têm para participarem ativamente de instâncias decisórias na escola, pois tecem críticas contundentes à forma como esta instituição está organizada, além de apresentarem sugestões viáveis ao aprimoramento das práticas pedagógicas que se realizam em seu interior. Conclui-se que é urgente o reposicionamento das crianças no âmbito escolar, como sujeitos que possuem experiências, pensam e contribuem para a (re)construção do ambiente educativo, como sujeitos de direitos, aptos à participação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keylla Rejane Almeida Melo, Professora da Universidade Federal do Piauí
Doutora em Educação (2019) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora da Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo - Nupecampo (UFPI) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Geografia - GEPEGH (UFU), Brasil.
Iara Vieira Guimarães, Faculdade de Educação e do PPGEDU da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós doutorado na Universidade Federal Fluminense. Professora Associada da Faculdade de Educação e do PPGEDU da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integra a coordenação do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Saberes e Práticas de Ensino de História e Geografia - GEPEGH, da UFU, Brasil.
Publicado
2020-07-28
Como Citar
MELO, K.; GUIMARÃES, I. Participação infantil na escola do campo: narrativas produzidas em contexto de pesquisa com crianças. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 2, p. 497-523, 28 jul. 2020.