Contributo para a geodesia das culturas da infância: brincadeiras na latitude 0° e 41°
Palavras-chave:
Direitos da Criança. Culturas da Infância. Brincadeiras.
Resumo
Uma exposição fotográfica sobre as brincadeiras das crianças de São Tomé e Príncipe (latitude 0°) e as brincadeiras das crianças de Portugal (latitude 41°) são o mote para refletir sobre a promoção universal Direito a BRINCAR e a plena participação cultural das crianças nas suas sociedades, expressos nos nº 1 e 2 do artigo 31º da Convenção dos Direitos da Criança de 1989, respetivamente. Na análise das brincadeiras dessas crianças, é possível o (re) conhecimento dos lugares a partir dos quais as crianças vêm o mundo e atribuem significado ao que as rodeia. Ou seja, o mapeamento dos tempos, lugares e das formas como se cruzam o mundo adulto e o mundo infantil ou como são constituídas as culturas da infância. Aqui se sugere que proclamar, respeitar e promover o direito universal da criança a brincar só terá sentido se todos os esforços para a concretização desse direito se basearem na ideia de localização das brincadeiras das crianças.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-28
Como Citar
BARRA, M.; PINTO, M. Contributo para a geodesia das culturas da infância: brincadeiras na latitude 0° e 41°. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 2, p. 459-480, 28 jul. 2020.
Seção
Artigos
Copyright (c) 2020 Marlene Barra, Manuela Sampaio Pinto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este artigo está licenciado com a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.