(In) visibilidade das crianças imigrantes na cidade de São Paulo: questões para pensar a cidadania da pequena infância

Palavras-chave: Pequena infância. Estudos sociais da Infância. Imigração. Invisibilidade. Direitos das crianças.

Resumo

Apoiado em dados de pesquisa em andamento, o artigo pretende pôr em discussão a pesquisa sobre a pequena infância imigrante presente nos centros e escolas públicas de educação infantil da cidade de São Paulo, a partir do paradigma dos estudos sociais da infância, da legislação sobre os direitos das crianças e das práticas sociais cotidianas, destacadas nas investigações encontradas em breve levantamento sobre a produção da área, para pensar sobre as relações entre visibilidade, infância e cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Leticia Nascimento, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI), Brasil.
Carolina Grandino Pereira de Morais, Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI), Brasil
Formada em Letras (FFLCH-USP) e Pedagogia (FEUSP). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI), Brasil.
Publicado
2020-07-28
Como Citar
NASCIMENTO, M.; MORAIS, C. (In) visibilidade das crianças imigrantes na cidade de São Paulo: questões para pensar a cidadania da pequena infância. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 2, p. 437-458, 28 jul. 2020.