Como se relacionam as crianças em contexto de jogo? um estudo realizado em crianças do 1º ciclo
Palavras-chave:
Jogo. Relações Interpessoais. Criança.
Resumo
O jogo é um comportamento característico de qualquer criança constituindo-se como promotor do seu desenvolvimento pois através da sua prática estas interagem entre si em brincadeiras aprendendo a negociar, cooperar e trabalhar em equipa. Objetivo: Compreender como se relacionam as crianças em contexto de jogo. Metodologia: participaram 35 alunos (19 meninos e 16 meninas), 18 do 1º ano e 17 do 3º ano com idades entre os 6 e 9 anos (7,2±1,1). Foi utilizado um guião de observação construído para o efeito com 3 subcategorias para a categoria “relações interpessoais”: 1) Ser capaz de trabalhar em equipa; 2) Ser sociável, relaciona-se facilmente com o próximo; 3) Ter em consideração as ideias e objetivos dos elementos do grupo. Foi realizado um jogo entre duas equipas com objetivo de percorrer um de três percursos pontuados de acordo com o grau de dificuldade. Resultados: nas 3 subcategorias verificou-se que a maioria dos alunos, independentemente do género e ano de escolaridade apresentou este comportamento de forma positiva não se verificando diferenças estatisticamente significativas (p<0,05). Conclusões: as crianças, na sua maioria, demonstraram relacionar-se com os pares no decorrer do jogo sendo assim essencial promover na criança estas competências essenciais ao seu desenvolvimento emocional e social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-07-28
Como Citar
SILVA, I.; SILVA, A.; PEREIRA, B. Como se relacionam as crianças em contexto de jogo? um estudo realizado em crianças do 1º ciclo. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 2, p. 406-419, 28 jul. 2020.
Seção
Artigos
Copyright (c) 2020 Inês Peixoto Silva, Ana Isabel Silva, Beatriz Oliveira Pereira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este artigo está licenciado com a licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação. Como a revista é de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais.