A docência na Educação Infantil COM a Participação das Crianças

Palavras-chave: Educação Infantil. Docência. Educação Democrática. Direitos. Participação das Crianças.

Resumo

A discussão aqui apresentada defende a docência na Educação Infantil com a participação das crianças. Considera que creches e pré-escolas ocupam um espaço fundamental na construção da democracia, quando fomentam relações democráticas nas práticas pedagógicas cotidianas como um modo de vida que insiste na (re)existência e persiste em tecer a vida coletiva e pública inscrita na ética do encontro em contraponto a exclusão. Em uma conjuntura em que a democracia se encontra em um descrédito abissal e a ofensiva aos direitos sociais incide fortemente nos mundos de vida das crianças, consideramos que a temática da educação democrática e da participação infantil ganha especial relevo e precisa de um debate profundo nas instituições de educação infantil, para que seus projetos educativo-pedagógicos e suas práticas sejam pensados à luz de referenciais críticos e inspiradores de novos modos de vida. Essa reflexão profunda terá de enfrentar nosso acanhado modo de sermos democráticos, em um país que não tem o legado de uma experiência efetivamente democrática e que se submete facilmente à sedutora forma de viver ditada pelo mercado, assim como o adultocentrismo existente nas relações pedagógicas; o que desnuda nossa frágil condição que precisa ser assumida por um pensamento rico, forte de contraposição ao que está posto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Adair Agostinho, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina
Doutora em Estudos da Criança, na Sociologia da Infância, Universidade do Minho/Portugal. Professora no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina(CED/MEN/UFSC), Brasil.
Publicado
2020-07-28
Como Citar
AGOSTINHO, K. A docência na Educação Infantil COM a Participação das Crianças. Revista Espaço Pedagógico, v. 27, n. 2, p. 375-388, 28 jul. 2020.